sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ATIV. 2.1 - PAINEL DE PROPOSTA DE PROJETO - ATV .2.2 - CURRICULO E SUAS CARACTERISTICA

A escola ,não e apenas um espaço social emancipatório ou libertador ,mas também e um cenário de socialização da mudança .A pratica do currículo e geralmente acentuada na vida dos alunos estando associado as mensagens de natureza efetiva e as atitudes e valores .O currículo   educativo representa composições dos conhecimentos e valores que caracteriza um processo social .Ele e proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas .Atualmente ,o currículo e uma construção social , na opção de esta inteiramente vinculado a um momento histórico , a determinada sociedade e as relações com o conhecimento .Nesse  sentido , a educação e currículo são visto intimamente envolvidos com o processo cultural , como construção de identidade locais e emocionais . No entanto existem varias formas de ensinar e aprender e uma delas e o currículo oculto para SILVA , o currículo oculto e o conjunto de atitudes , valores e comportamentos que não fazem parte explicita ensinando através das relações sociais dos rituais ,das praticas e da configuração espacial e temporal da escola .Ao pensarmos no homem como um ser histórico ,também refletiremos em um currículo que atendera em épocas diferentes a interesses ,em certo espaço  tempo histórico. Existe uma diferença conceitual entre currículo ,que e o conjunto de ações pedagógicas e a matriz curricular ,que e a lista de disciplina e conteúdos do currículo .O currículo não e imparcial , é social e culturalmente definido , reflete uma concepção de mundo , de sociedade e de educação ,implica relações de poder , sendo o centro da ação educativa . visão do currículo esta associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo .E um instrumento politico que vincula a ideologia , a estrutura social , a cultura e ao poder .A cultura é o conteúdo da educação , sua essência e sua defesa .





Nenhum comentário:

Postar um comentário