A
escola ,não e apenas um espaço social emancipatório ou libertador ,mas também e
um cenário de socialização da mudança .A pratica do currículo e geralmente
acentuada na vida dos alunos estando associado as mensagens de natureza efetiva
e as atitudes e valores .O currículo
educativo representa composições dos conhecimentos e valores que caracteriza
um processo social .Ele e proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas
.Atualmente ,o currículo e uma construção social , na opção de esta
inteiramente vinculado a um momento histórico , a determinada sociedade e as
relações com o conhecimento .Nesse
sentido , a educação e currículo são visto intimamente envolvidos com o
processo cultural , como construção de identidade locais e emocionais . No
entanto existem varias formas de ensinar e aprender e uma delas e o currículo
oculto para SILVA , o currículo oculto e o conjunto de atitudes , valores e
comportamentos que não fazem parte explicita ensinando através das relações
sociais dos rituais ,das praticas e da configuração espacial e temporal da
escola .Ao pensarmos no homem como um ser histórico ,também refletiremos em um currículo
que atendera em épocas diferentes a interesses ,em certo espaço tempo histórico. Existe uma diferença
conceitual entre currículo ,que e o conjunto de ações pedagógicas e a matriz
curricular ,que e a lista de disciplina e conteúdos do currículo .O currículo
não e imparcial , é social e culturalmente definido , reflete uma concepção de
mundo , de sociedade e de educação ,implica relações de poder , sendo o centro
da ação educativa . visão do currículo esta associada ao conjunto de atividades
intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo .E um instrumento
politico que vincula a ideologia , a estrutura social , a cultura e ao poder .A
cultura é o conteúdo da educação , sua essência e sua defesa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário